TRF-1 cassa liminar que suspendia leilão de usina.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu a terceira liminar que tentava impedir o leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Segundo o presidente do TRF-1, desembargador Jirair Meguerian, o pedido não pode prosperar porque é idêntico aos outros dois que também não aceitou, “o que autoriza a extensão das decisões proferidas”. Este último pedido foi feita pela ONG Amigos da Terra. Caso o governo consiga vencer a disputa judicial, a usina será construída no rio Xingu, no Pará.

A ONG pretendia impedir a construção da hidrelétrica sob o argumento de que o edital da Aneel prevê um lago de 668 quilômetros quadrados — quase 30% a mais do que o previsto na licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que foi de 516 quilômetros quadrados.

Antes da data do leilão, que já estava marcado para esta terça (20/4), outras duas liminares do juiz federal Carlos Almeida Campelo, da subseção da Justiça Federal de Altamira (PA), suspenderam o leilão. Em recursos ao TRF-1, a Advocacia-Geral da União conseguiu reverter a decisão e dar andamento ao pregão. Durante o leilão,a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi surpreendida com a terceira decisão liminar suspendendo os efeitos da concorrência concedida pela Justiça Federal em Altamira (PA). E decidiu não divulgar oficialmente o nome do vencer.

Com a nova decisão do TRF-1, a agência informou que o vencedor foi o consórcio Norte Energia, liderado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobrás, com participação da Queiroz Galvão, Gaia Energia e outras seis empresas.

As três liminares em primeira instância foram concedidas pelo juiz federal Carlos Almeida Campelo, da subseção da Justiça Federal de Altamira (PA). As três decisões que cassaram as três liminares foram dadas pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Jirair Meguerian.

O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, informou que outras duas ações contra a construção da Usina de Belo Monte aguardam julgamento, pela Justiça Federal de Altamira. No mérito, as ações pedem o cancelamento do leilão e do licenciamento prévio concedido para a construção da usina. Ação coletiva em Brasília com o mesmo objeto teve o pedido de liminar negado.

Leilão anulado
O Ministério Público Federal cogita pedir a anulação do leilão. Segundo o MPF, a liminar foi concedida por volta das 12h em Ação Civil Pública movida pelas organizações Amigos da Terra. Mesmo assim, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) finalizou o leilão, o que pode se configurar como desobediência à ordem judicial de não dar início ao processo. O leilão começou às 13h30 desta terça-feira (20/4) e durou sete minutos.

Segundo nota divulgada à imprensa, os procuradores da República que acompanham o caso consideram que a realização do leilão pela Aneel pode configurar desobediência a uma decisão judicial. E, se a Advocacia-Geral da União ou a Aneel tiverem sido de fato notificadas antes ou mesmo durante a licitação, deveriam ter paralisado imediatamente a disputa. Com isso, pretende pedir informações oficiais sobre a questão às entidades. Caso constate o descumprimento da ordem judicial, pleiteará, judicialmente, a declaração de nulidade do leilão.

O procurador-geral da Aneel, Márcio Pina, havia informado, durante entrevista coletiva, que a agência não descumpriu qualquer liminar que tenha chegado, e que não há nenhuma chance de o leilão ser anulado. “A princípio, a entrega [da liminar] tinha de ser feita pessoalmente, e eu a recebi pelo BlackBerry [aparelho de telefone celular]. De imediato, a cumprimos”, afirmou.

Extraído do site: http://www.conjur.com.br/2010-abr-20/trf-cassa-terceira-liminar-suspendia-leilao-usina-belo-monte

Anúncios

0 Responses to “TRF-1 cassa liminar que suspendia leilão de usina.”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




abril 2010
S T Q Q S S D
    maio »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Siga-me no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Contador

  • 42,614 visitantes

RSS STF

  • Confira os destaques da TV Justiça para o fim de semana 20/07/2018
    Sexta-feira, 20/7 20h30 - Iluminuras Nesta semana, o programa vai apresentar a história de quem luta para garantir os direitos das mulheres que sofrem com a violência doméstica. A juíza do TJDFT Rejane Jungbluth Suxberger é uma de nossas convidadas. A magistrada tem 12 anos de experiência, seis deles só atuando em Vara de Violência Doméstica, e é autora do l […]
  • Ministra Cármen Lúcia visita Acre e discute sistema penitenciário local 20/07/2018
    A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, esteve nesta sexta-feira (20) em Cruzeiro do Sul (AC) e reuniu-se com desembargadores do Tribunal de Justiça do Acre. Ela obteve informações sobre as dificuldades enfrentadas pela segurança pública do estado, inteirou-se da situação local e pediu ma […]
  • Ministro nega trâmite de ação contra benefícios de ex-presidentes da República 20/07/2018
    O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, no exercício interino da Presidência da Corte, não conheceu (rejeitou a tramitação) da Petição (PET) 7745, na qual um cidadão questionava a validade jurídico-constitucional das Leis 1.593/1952, 7.474/1986 e 8.400/1992 e do Decreto 6.381/2008, que dispõem sobre a pensão especial concedida às […]
  • Associação questiona cobrança de ICMS sobre programas de computador 20/07/2018
    A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5958 para questionar o Convênio ICMS 106/2107, firmado no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que disciplina os procedimentos de cobrança de ICMS nas operaç […]

RSS Site Direito do Estado

RSS site O DIREITO

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS JUSNAVIGANDI

  • Comentários à Súmula 372 do TST 25/09/2017
    A súmula 372 do TST, consagradora do princípio da estabilidade financeira, garante ao empregado a manutenção da remuneração devida pelo exercício de cargo ou função por 10 anos ou mais, porém, sua aplicação é variável conforme o contexto fático.
    Raphael Veras
  • O Caso dos Exploradores de Caverna sob a perspectiva da nova hermenêutica constitucional 24/09/2017
    Quais os apontamentos necessários para se julgar procedente ou improcedente as acusações feitas aos espeleólogos? Reflete-se sobre a possibilidade de tal julgamento ser interpretado na nova hermenêutica.
    Ana Luisa Martins da Silva
  • Da efetivação do contraditório da prova documental no processo administrativo disciplinar 25/09/2017
    É por meio do contraditório que se dá ciência ao acusado sobre a prova produzida, para que o mesmo possa exercitar seu direito de defesa, de forma livre e ampla. Entenda sobre os principais aspectos relacionados ao processo administrativo disciplinar (PAD) e a efetivação do contraditório quando da prova documental, como meio de auxiliar na avaliação da inten […]
    Roberta Lídice

Blogs parceiros

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: